a.tem.po.ral: os segredos do consumo consciente
por Karine Bravo


Em harmonia com o slow fashion, o consumo de marcas independentes tem crescido cada vez mais e novos nomes tem surgido no Brasil. Sorte a nossa.

Resistir aos preços baixos e a alta rotatividade de produtos do fast fashion pode parecer difícil, mas a clareza aparece quando olhamos o que está por trás da peça tendência que encontramos em uma loja de departamento.
Comprar barato de grandes empresas não significa necessariamente acessibilidade a ultima moda, mas sim, o financiamento da mão de obra barata, produções em massa, descarte de material, poluição e possivelmente, do trabalho escravo. A lógica parece difícil, mas é só pensar na quantidade de vezes que você sente a necessidade de comprar uma peça nova e se vê enjoando dela semanas depois. Desta forma, com uma produção massiva, o preço cai junto com a qualidade dos tecidos e fica impossível contar nos dedos a quantidade de roupas que você realmente sabe de onde veio. É aí que as marcas independentes entram.
Em uma cultura de comercialização onde menos é mais, o principal ponto do slow fashion é questionar o modo de consumo do fast fashion, valorizando o processo criativo e pondo qualidade acima de quantidade. Designers e marcas independentes são incentivados a criarem coleções atemporais, que transpassem temporadas de moda e permaneçam no guarda­roupas com tecidos e cortes que vão durar mais do que apenas algumas lavadas.
Além disso, através de bazares e brechós, o slow fashion também é falar sobre sustentabilidade e consumir a história por trás da roupa. Tudo isso explorando o artesanal e o handmade, seja na reforma de peças antigas ou na criação de novas e exclusivas? incentivando também o desenvolvimento de um estilo próprio e da consciência de consumo. Será que você realmente precisa de uma nova peça? Já que slow fashion e produção de moda independente é sobre a valorização do mercado local, apresentamos algumas marcas brasileiras que inovam e resistem:

Boutique São Paulo ­ Sustainable Fashion for Fashionable People

Boutique São Paulo
http://boutiquesaopaulo.com.br/

Valorizando a história por trás do tecido, todas as peças disponíveis na Boutique São Paulo são garimpadas de diferentes lugares, curadas com um olhar especial e cuidadosamente higienizadas e embaladas, tudo para difundir o consumo consciente e sustentável.

Foto: Pân Alves - Gioconda Comfort Clothing

Gioconda Clothing
http://www.giocondaclothing.com.br

Reutilizar retalhos, criar peças com tecidos naturais e fugir do frio mercado da moda. É sobre isso que a Gioconda se trata. Ou você acha que lingeries 100% algodão não podem ser sexy, divertidas e sustentáveis?

Fermín Cacarecos

Fermín Cacarecos
https://www.facebook.com/fermincacarecos

Conterrâneas curitibanas localizadas em um lugar charmoso! A Fermín Cacarecos oferece roupas curadas de diversos lugares desse mundão e renovadas com muito cuidado. Peças únicas, para todos os gêneros e com preço acessível.

Foto: Felipe Ukhov - Copy of a Copy

Copy of a Copy
http://www.copyofacopy.org/

Com a atemporalidade como objetivo, a marca de streetwear criada em terras brasileiras apresenta nas estampas de suas camisetas críticas sociais com um teor ácido.